quinta-feira, 11 de julho de 2013

O desafio de escutar música no Windows


XBOX Music Post

Como assim nao posso escutar as músicas do meu Drivers de rede(NAS) no Windows8?
Tisteza

Pois é galera, por razões obscuras a galera de Redmond Pie resolveu meter os pés pelas mãos outra vez e decidiram que não podemos utilizar unidades de rede como fonte de arquivos, pelo menos no app oficial de músicas. Resultado: Se não estiver no seu PC ou conectado via discos externos/pendrives, esqueça! Tenho um NAS DNS-323 e sei bem como é essa dor'
É claro, como bons usuários do Windows que somos, sabemos que "sempre tem um jeitinho(explicarei em outro post)", mas não gostaria de apresentar isto como solução. Mesmo a Apple, conhecida por sua mão-de-ferro no cerceamento da liberdade dos usuários, adotou uma postura diferente. No Mac OS, podemos trazer e sincronizar nossa biblioteca de praticamente qualquer lugar, até mesmo de discos instalados em outros computadores, com outros Sistemas Operacionais.
O mais curioso é que não me importava com este tipo de comportamento no Windows7. Simplesmente porque a proposta do sistema não tinha tanto foco em entretenimento doméstico quanto agora.
Parece que vai funcionar, mas não

Esta tentativa da Microsoft de igualar a experiência dos dispositivos móveis com a de PCs provavelmente não vai dar certo: são duas experiências completamente diferentes. Faz sentido privilegiar o uso de serviços de streaming em um smartphone, que geralmente possui espaço para armazenamento limitado e constante(?!) acesso a internet, mas o panorama muda quando estamos com um computador de mesa/notebook. É ali que fica nossa biblioteca, em discos externos, CDs, DVDs, drives de rede etc. Tudo próximo, tudo a mão. Seria lógico que o novo sistema operacional permitisse esta interconectividade. Mas não parece ser essa a idéia, infelizmente.
Reproduza músicas (contanto que pague por isso)!

Acredito fortemente que este recurso foi retirado do sistema para favorecer o XBOX Music, serviço de streaming de musicas da Microsoft. A ideia é que você não temnha músicas armazenadas no seu HD; elas estarão sempre disponíveis, contanto que você seja assinante do serviço. Na ultima vez que vi devia estar em 19 reais por mês. O valor não e tão alto, mas já pago um serviço de streaming e o acervo ainda e maior do que o apresentado na XBOX Music. Além disso, já pago a XBOX LIVE, e não me agrada nem um pouco pagar por duas assinaturas na mesma empresa, principalmente por um serviço q já tenho. Espero que revejam esta postura em futuras atualizações. A versão 8.1 já está quase saindo, mesmo com poucas esperanças que isto mude, cruzem os dedos!

Nenhum comentário: